O ar comprimido é um recurso vital no processo produtivo,que também contribui de forma significativa para a conta de energia elétrica.
Na maioria das instalações dos compressores de ar a energia elétrica corresponde a 70% do custo na vida de um sistema de ar comprimido, outra constatação é que 30% pode estar sendo desperdiçada, assim aumentando o custo da energia gasta e perda na produtividade.
A IMPORTÂNCIA DE UMA REDE BEM DIMENSIONADA
Um sistema de ar comprimido completo compreende de três componentes principais.
•A instalação do compressor de ar, filtros e pulmão ( casa de maquinas ).
•O projeto e instalação da rede de distribuição ( rede em anel ou fechada ).
•Os pontos de consumo ( pontos de uso ).
Esses três componentes quando bem dimensionados são a base de uma rede segura e eficiente, sendo assim quando se segue esses padrões as chances de vazamentos são minimas.
Os problemas mais constantes nas redes de ar comprimido são :
•Dimensões de tubulação ou conexões mal dimensionados.
•Utilização de materiais de má qualidade.
•Quando o sistema passa a ficar sobrecarregado, trabalhando acima da capacidade projetada.
•Não é feito um redimensionamento completo da rede para expansões ou pontos adicionais.
Contudo podemos afirmar que para um sistema de ar comprimido seja adequado, tais normas devem ser seguidas:
•Possuir pressão de ar suficiente nos pontos de uso.
•Capacidade e qualidade de ar adequados.
•Layout bem planejado.
•Acessórios eficientes para os pontos de uso.
•Rede bem documentada ( Desenhos, lista de peças, As Built ).
Com estes critérios seguidos a risca o índice de vazamentos se torna muito baixo, alem do aumento da rapidez em casos de manutenção.
Lembrando então que os vazamentos são fontes de desperdício constante de energia elétrica em sistemas de ar comprimido de uma indústria, desperdiçando de 20% a 30% do ar fornecido pelos compressores.
Desses 30% de perda dependendo do consumo que sua industria utiliza, o valor gasto pela energia desperdiçada poderia estar sendo investido em expansões ou até mesmo em outros setores.
Um rápido exemplo de gastos que um único vazamento pode causar:
Um pequeno vazamento de 1 mm (0,3 Kw) em uma maquina operando a 7 bar por 24hrs, teremos um gasto de R$ 62.208,00 ao ano (Considerando 1kwh = R$ 0,48 ), isso apenas em um único ponto, é comum ter cerca de 10 a 15 vazamentos em um único setor.
Vazamentos causam quedas de pressão na rede, que podem acarretar na redução de eficiência na operação de equipamentos e ferramentas pneumáticas, podendo consequentemente afetar os processos de produção das empresas.
Vazamentos de ar são praticamente impossíveis de serem detectados dentro de uma fabrica em plena produção sem a utilização de instrumentos específicos, desta forma alguns métodos devem ser utilizados para localizá-los.
A melhor forma de detectá-los é utilizando um detector acústico ultra-sônico, que pode reconhecer a alta freqüência sonora associada com o vazamento de ar.
As vantagens da detecção através de equipamentos ultra-sônicos incluem a versatilidade, velocidade, facilidade de uso e a possibilidade de efetuar medições dentro de fábricas com ruído e principalmente IDENTIFICAR os vazamentos, ou seja, ELIMINAR vazão de ar desperdiçada.
Sendo assim pode-se notar a importância de uma identificação de vazamentos que pode lhe render um alto custo beneficio para sua industria.
Copyright © 2024 CSA ar comprimido – Todos os direitos reservados.
SITE EM CONSTRUÇÃO